Família é a ideia original!

Família é a ideia original!
Meu filho Rafael

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

21 CONSELHOS QUE TRANSFORMARAM O MEU CASAMENTO
Conselhor n.2
Vigie sempre o seu coração, seja leal.
Pr. Josué Gonçalves
"A lealdade é a raiz da qual o amor se alimente!"
“Haverá momentos no seu casamento que você terá a impressão que casou com a pessoa errada. É nesse tempo que pode haver um esfriamento do amor”. Você já ouviu falar de Potifar, um dos homens de confiança de Faraó (Gn 39). A sua esposa não vigiou e acabou sendo vencida por um desejo incontrolável de se entregar sexualmente ao jovem José, filho de Jacó que trabalhava como escravo-livre em sua casa, ele era o mordomo da família. Ela perdeu “a cabeça” e agiu de forma irracional. O texto bíblico diz: “Aconteceu, depois destas coisas (depois que José tinha sido promovido a mordomo), que a mulher do seu senhor, pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo”. (Gn 39:7) Qualquer pessoa dominada por um sentimento de paixão proibida faz coisas inacreditáveis transgredindo todos os limites do bom senso e da ética, foi o que aconteceu com esta mulher.
O sentimento que se desenvolveu na alma da esposa de Potifiar, pode brotar e crescer dentro de qualquer pessoa, ninguém está livre disso. Foi por isso que Jesus disse: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação...” (Mt 26:46). Lembre-se, todo envolvimento começa com gestos, atitudes, palavras que são aparentemente inofensivos. Pessoas compromissadas, casadas, aliançadas devem estabelecer um limite no seu relacionamento com o sexo oposto e nunca brincar com aquilo que pode se tornar uma grande armadilha contra si mesma.
É por esta razão que devemos com freqüência fazer uma auto-análise para conferir os movimentos da nossa alma e supervisionar os caminhos do coração.
Já ouvi muitos maridos e esposas dizendo: “Estou angustiado(a) com o meu casamento, a impressão que tenho é que não amo mais meu cônjuge”. Quando isso acontece, o homem ou a mulher tem que perguntar para si mesmo: Nós nos amávamos quando começamos a viagem conjugal? Todo efeito tem uma causa. Será que este esfriamento do amor não foi porque de repente os meus olhos mudaram de foco, de direção? Será que eu parei de colher por que deixei de semear o melhor de mim no meu cônjuge? Será que a falta de diálogo fez crescer uma barreira entre nós e hoje estamos juntos, porém separados na alma? Será que eu permiti que outra pessoa ocupasse em meu coração o lugar que por direito é exclusivo do meu cônjuge? Será que eu quebrei a aliança? A resposta para estas perguntas pode ajudar aqueles que precisam superar a crise do amor. Jesus disse para a igreja que estava em Éfeso uma frase que muitos gostariam de dizer para o cônjuge: “Alguma coisa esta errada: você não me ama como no princípio! Pense naqueles tempos do seu primeiro amor, como está diferente agora! E volte-se para mim outra vez...”. (Ap 2:4,5 grifo do autor – Bíblia Viva) A maioria dos casamentos cansados tem como causa principal o esfriamento do amor. Hoje é um dia oportuno para você colocar o termômetro no coração e conferir a temperatura do seu amor pelo cônjuge.
Sempre que você perceber que há um caminho sendo construído no seu coração em uma direção errada, e notar que amor conjugal esta esfriando, pergunte para si mesmo: Quando isso começou? Por que eu passei a enxergá-lo(a) desta forma? O que me atraia no meu cônjuge que não me atrai mais? Se eu sempre o(a) amei, por que estou em dúvida hoje?
Amar é mais do que um sentimento, é uma decisão. A saída para qualquer crise no amor é a oração, leitura das Escrituras Sagradas e sensibilidade para ouvir um mentor espiritual. Primeiro - Orar é reconhecer que quando Deus assume o controle da nossa vida, ele corrige aquilo que está errado em nós. Nas minhas orações eu sempre peço ao Senhor que me ensine a amar a minha esposa como Cristo ama a igreja e os meus filhos como Ele nos ama. Segundo - Ler a Bíblia é manter os olhos na bússola de Deus para não se perder na caminhada. A leitura sistemática e devocional da Palavra do Senhor naturalmente gera temor em seu coração. Foi por isso que Davi disse: “Tuas palavras estão sempre presentes em minha mente; penso nelas muitas vezes para não pecar contra ti”. (Sl 119:11 - Bíblia Viva) Faça um propósito de começar o dia orando e lendo uma porção da Escrituras Sagradas. Eu e minha esposa começamos o dia orando e lendo a Palavra e isso tem feito toda a diferença em nossas vidas. Terceiro – Tenha um mentor espiritual com você regularmente se aconselha. O mentor é alguém que inspira confiança por causa do seu caráter, vida com Deus e família estruturada. Lembre-se, ninguém vence sozinho...
Leitura Bíblica Devocional: Malaquias 2:16; Mateus 5:28; Êxodo 20:14; 1 Coríntios 7:2-5.
-------------------------
7 perguntas que podem provocar
mudanças profundas na sua família!

Pr. Josué Gonçalves

1. Na sua família há respeito?
“A nobreza da alma de uma pessoa se manifesta através da consideração e apreço”. O respeito gera apreciação, admiração, consideração e faz crescer a qualidade do relacionamento. Na sua família há respeito?
a. Como um fala com o outro.
b. Como um responde para o outro.
c. Como um lida com o estresse do outro?
d. Como você reage quando é provocado dentro da sua casa?
e. Quando acaba o respeito, as pessoas se agridem física e verbalmente.
f. A falta de respeito cria um ambiente propício para o ódio, a amargura, o ressentimento e o desejo de se vingar.
g. O respeito é um valor que precisa ser recuperado em muitas famílias, se na sua este valor ainda está presente, preserve-o a todo custo.

2. Na sua família há solidariedade?
A Bíblia diz em Eclesiastes: “Melhor é serem dois do que um, porque se um cair o outro levanta o companheiro”. É dentro de casa que muitas vezes caímos. Na sua família existe espírito de solidariedade?
a. Um Irmão ajuda o outro irmão? Filho ajuda o pai? Filha ajuda a mãe? Os pais ajudam os filhos? Há cumplicidade, amizade, compaixão?
b. Quem na sua família está precisando de um socorro por causa do desemprego?
c. Quem na sua família está precisando de uma palavra amiga por que sofreu uma grande perda?
d. Quem na sua família está precisando de um ouvido amigo? Há momentos na vida que ter um ouvido amigo faz toda a diferença.
e. Quem na sua família está precisando de uma mão amiga para levantá-lo? Um viciado em drogas, alguém que tomou um decisão errada e perdeu tudo, alguém cujo casamento morreu, alguém que está sofrendo a dor de uma traição...
f. De ouvido ao seu coração e pratique a generosidade dentro da sua família.
g. Suas mãos podem ser as mãos de Deus dentro da sua casa.
h. Sua boca pode ser a boca de Deus dentro da família.

3. Na sua família há carinho, toque e afetividade?
a. Nós precisamos de seis abraços de seis minutos por dia.
b. Nós precisamos de doze toques significativos por dia.
c. Sem carinho a alma definha e o coração adoece.
d. Quantos abraços você deu nesta semana? Quantas vezes você foi abraçado nesta semana? Quantos toques significativos você dá e recebe semanalmente?
e. Nunca sai de casa sem abraçar e beijar seus filhos, sua esposa...
Ler o texto deixado no mural por um marido de uma aeromoça que estava no avião da TAM que caiu...

4. Na sua família Deus ocupa o primeiro lugar?
a. Nenhum outro lugar serve para Deus na família se não for o primeiro.
b. Deus é aquele que Governa a sua família?
c. A vontade de Deus prevalece na sua família?
d. Onde Deus pode ser encontrado na sua família?
e. Quando Deus ocupa o primeiro lugar na família:
- Nesta casa reina o amor.
- Nesta casa reina a paz.
- Nesta casa o diabo não tem vez, por que reina o Senhor da vida.

5. Na sua família há investimento de tempo com qualidade na vida um do outro?
a. Na sua casa, qual é o dia da semana dedicado à família?
b. Qual é o mês que vocês saem de férias?
c. Você pai, quanto tempo por dia você investe no seu filho para o lazer?
d. Você marido, quanto tempo por dia você dedica a sua esposa e vice versa?
e. O tempo é a moeda de maior valor que investimos no relacionamento familiar.
f. O tempo que você passa com a família é o maior presente que você está dando a você mesmo.

6. Na sua família há declarações de amor?
a. Amar e ser amado é uma necessidade mais básica social.
b. Todos nós temos fome e sede de amar e dar amor.
c. Uma declaração de amor pode restaurar nosso estado de espírito logo no inicio do dia.
d. Nenhum relacionamento sobrevive se não respirar o oxigênio do amor.
e. Você já declarou o seu amor dentro da sua família esta semana?
f. Você já disse para o seu filho o quanto você o ama?
g. Você já disse ao seu pai o quanto você o ama?
h. Você já disse à usa esposa esta semana o quanto você a ama?
i. Eu dou dez para um marido que às vezes enquando deixa um bilhete de amor para esposa debaixo da garrafa térmica. Outro diz eu escrevi para minha esposa: “Nos invernos rigorosos da vida, você foi o cobertor que não deixou a minha alma morrer de frio!”
j. Alguém disse: “Quem ama não tem como esconder!”
k. Declare seu amor hoje. Quem planta amor, colhe o melhor de Deus no relacionamento familiar.
l. Ligue hoje para seu filho, para o seu pai, para sua mãe, para o seu cônjuge, declare o seu amor e sua casa por que quem fá isto terá uma casa sempre cheia da graça e da glória do Senhor.

7. Na sua família há motivos para se viver feliz?
a. Você pode dizer: “Meus pais se amam, por isso eu me inspiro no casamento deles”.
b. Você pode dizer: “Minha esposa me ama, por isso eu sou feliz” ou “Meu marido me ama, por isso sou feliz”.
c. Você pode dizer: “Meus pais me amam, me respeitam, me abençoam, por isto eu sou muito feliz”.
d. Você pode dizer: “Minha esposa pode confiar em mim, porque até aqui eu tenho sido leal, fiel e amigo e isso é motivo para felicidade”.
e. Como é a sua família? Como é o ambiente do seu lar? Como é o seu relacionamento família?
f. Se a sua família não é o que Deus planejou que ela fosse, Ele, o Senhor, pode transformar água em vinho, tristeza em alegria, desgraça em graça, morte em vida, lágrimas de angustia em sorriso de felicidade. Se você crê, tudo é possível ao que crê. Deus abençoe você e toda a sua família!!!