Família é a ideia original!

Família é a ideia original!
Meu filho Rafael

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

21 CONSELHOS QUE TRANSFORMARAM O MEU CASAMENTO
Conselhor n.2
Vigie sempre o seu coração, seja leal.
Pr. Josué Gonçalves
"A lealdade é a raiz da qual o amor se alimente!"
“Haverá momentos no seu casamento que você terá a impressão que casou com a pessoa errada. É nesse tempo que pode haver um esfriamento do amor”. Você já ouviu falar de Potifar, um dos homens de confiança de Faraó (Gn 39). A sua esposa não vigiou e acabou sendo vencida por um desejo incontrolável de se entregar sexualmente ao jovem José, filho de Jacó que trabalhava como escravo-livre em sua casa, ele era o mordomo da família. Ela perdeu “a cabeça” e agiu de forma irracional. O texto bíblico diz: “Aconteceu, depois destas coisas (depois que José tinha sido promovido a mordomo), que a mulher do seu senhor, pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo”. (Gn 39:7) Qualquer pessoa dominada por um sentimento de paixão proibida faz coisas inacreditáveis transgredindo todos os limites do bom senso e da ética, foi o que aconteceu com esta mulher.
O sentimento que se desenvolveu na alma da esposa de Potifiar, pode brotar e crescer dentro de qualquer pessoa, ninguém está livre disso. Foi por isso que Jesus disse: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação...” (Mt 26:46). Lembre-se, todo envolvimento começa com gestos, atitudes, palavras que são aparentemente inofensivos. Pessoas compromissadas, casadas, aliançadas devem estabelecer um limite no seu relacionamento com o sexo oposto e nunca brincar com aquilo que pode se tornar uma grande armadilha contra si mesma.
É por esta razão que devemos com freqüência fazer uma auto-análise para conferir os movimentos da nossa alma e supervisionar os caminhos do coração.
Já ouvi muitos maridos e esposas dizendo: “Estou angustiado(a) com o meu casamento, a impressão que tenho é que não amo mais meu cônjuge”. Quando isso acontece, o homem ou a mulher tem que perguntar para si mesmo: Nós nos amávamos quando começamos a viagem conjugal? Todo efeito tem uma causa. Será que este esfriamento do amor não foi porque de repente os meus olhos mudaram de foco, de direção? Será que eu parei de colher por que deixei de semear o melhor de mim no meu cônjuge? Será que a falta de diálogo fez crescer uma barreira entre nós e hoje estamos juntos, porém separados na alma? Será que eu permiti que outra pessoa ocupasse em meu coração o lugar que por direito é exclusivo do meu cônjuge? Será que eu quebrei a aliança? A resposta para estas perguntas pode ajudar aqueles que precisam superar a crise do amor. Jesus disse para a igreja que estava em Éfeso uma frase que muitos gostariam de dizer para o cônjuge: “Alguma coisa esta errada: você não me ama como no princípio! Pense naqueles tempos do seu primeiro amor, como está diferente agora! E volte-se para mim outra vez...”. (Ap 2:4,5 grifo do autor – Bíblia Viva) A maioria dos casamentos cansados tem como causa principal o esfriamento do amor. Hoje é um dia oportuno para você colocar o termômetro no coração e conferir a temperatura do seu amor pelo cônjuge.
Sempre que você perceber que há um caminho sendo construído no seu coração em uma direção errada, e notar que amor conjugal esta esfriando, pergunte para si mesmo: Quando isso começou? Por que eu passei a enxergá-lo(a) desta forma? O que me atraia no meu cônjuge que não me atrai mais? Se eu sempre o(a) amei, por que estou em dúvida hoje?
Amar é mais do que um sentimento, é uma decisão. A saída para qualquer crise no amor é a oração, leitura das Escrituras Sagradas e sensibilidade para ouvir um mentor espiritual. Primeiro - Orar é reconhecer que quando Deus assume o controle da nossa vida, ele corrige aquilo que está errado em nós. Nas minhas orações eu sempre peço ao Senhor que me ensine a amar a minha esposa como Cristo ama a igreja e os meus filhos como Ele nos ama. Segundo - Ler a Bíblia é manter os olhos na bússola de Deus para não se perder na caminhada. A leitura sistemática e devocional da Palavra do Senhor naturalmente gera temor em seu coração. Foi por isso que Davi disse: “Tuas palavras estão sempre presentes em minha mente; penso nelas muitas vezes para não pecar contra ti”. (Sl 119:11 - Bíblia Viva) Faça um propósito de começar o dia orando e lendo uma porção da Escrituras Sagradas. Eu e minha esposa começamos o dia orando e lendo a Palavra e isso tem feito toda a diferença em nossas vidas. Terceiro – Tenha um mentor espiritual com você regularmente se aconselha. O mentor é alguém que inspira confiança por causa do seu caráter, vida com Deus e família estruturada. Lembre-se, ninguém vence sozinho...
Leitura Bíblica Devocional: Malaquias 2:16; Mateus 5:28; Êxodo 20:14; 1 Coríntios 7:2-5.
-------------------------

Nenhum comentário: